Skip to main content

Partagas, uma das grandes marcas de Cuba

A marca recebeu nome de seu fundador, Don Jaime Partagas, que em 1845 abriu a famosa fábrica no número 520 da Rua Indústria, em Havana, Cuba. Era um homem particularmente apaixonado pela beleza feminina. Dono de vegas em Vuelta Abajo, visitava freqüentemente suas plantações com o fim de seguir os progressos, mas também na tentativa de desfrutar de alguns romances.

Amores, ciúmes e vingança estão relacionados com o assassinato de Don Jaime, achado morto numa manhã envolto em misteriosas circunstâncias, numa de suas vegas.

Após sua morte, os charutos Partagas foram adquiridos por Ramon Cifuentes e foi dirigida pela Cifuentes y Cia antes da nacionalização das indústrias cubanas, recebendo uma menção do nome pela romancista inglesa Evelyn Waugh’s em seu trabalho datado de 1945, Brideshead Revisited. Os charutos Partagas também receberam medalhas de ouro em pelo menos três exposições internacionais no período entre 1867 e 1884. Os charutos cubanos Partagas são saborosos, ricos, com sabor terroso. É um charuto forte, o que o torna uma escolha para os sérios aficionados por charutos cubanos.

Desde a nacionalização das indústrias cubanas eles têm sido produzidos em onze fábricas diferentes, incluindo a mais famosa fábrica Partagas, renomeada Fernando Perez após a nacionalização. A variedade de Partagas é extensa e seria difícil para um aficionado não encontrar um charuto Partagas que lhe agradasse tanto no tamanho quanto no formato, em Cuba ou nos Estados Unidos.

 

Charuto Partagas Black Label

Os charutos Partagas existem também na República Dominicana, onde sua inigualável tradição na fabricação de charutos permanece viva.
O segredo dos charutos Partagas de hoje estão nas folhas que compõem suas capas, crescidas na República de Camarões, país da África Central, onde o clima sub-tropical único é ideal para o crescimento destas soberbas folhas, que têm sabor rico e incomparável. Na verdade, Ramon Cifuentes descobriu que poderia voltar a produzir Partagas novamente depois que encontrou as folhas para capas que cresciam na República de Camarões.

O esforço dos fabricantes de Partagas fora de Cuba (por conta da briga entre norte-americanos e cubanos, muitas marcas existem nos dois países) começou a dar resultado depois de alguns anos. Um exemplo é a linha Black Label.
Com o intuito de criar o Partagas Black Label, o Mestre em charutos da Partagas norte-americana, instalada em Honduras, Daniel Nunez, com seus colegas especialistas, levaram 10 anos aperfeiçoando a capa “Medio Tempo” e o capote “La Veja Especial”. A semente cubana Medio Tempo produz uma capa mais escura, pesada e rica do que outras capas porque são colhidas apenas depois que suas plantas envelheceram 50% mais do que outras folhas utilizadas como capas. O capote La Veja Especial cresce debaixo do sol da República Dominicana e conquista um sabor rico e profundo inigualável. Para acentuar ainda mais o caráter encorpado, o blend é uma mistura do fumo Ligero Nicaraguenho e Piloto Cubano Ligero Dominicano. Esses tabacos combinados a um calibre largo traduzem um sabor mais rico e ainda mais encorpado.
Um Partagas Black Label é o “café expresso” dos charutos, com coloração extremamente escura e sabor extra rico.

Partagas Série S

Dentre todos os charutos com formatos diferentes existentes hoje, Figurados são os mais curiosos. Também trazem um toque de mistério já que ninguém sabe exatamente quando, onde ou através de quem eles se originaram. A proposta dos Figurados é bem clara, cada um deles tem o propósito de intensificar a plenitude e as características do sabor do charuto. E como se pode esperar, o interesse nos Figurados tem crescido proporcionalmente ao crescimento do interesse dos charutos com mais sabor.
Partagas Figurados agora são feitos pelos torcedores mais experientes da Partagas sob a bandeira espanhola dos charutos Partagas Serie S. Enquanto um ou dois formatos já são familiares e já foram provados pelos fumantes, outros são inéditos. E assim como outros charutos Partagas, o Partagas Serie S Figurados são elaborados com as ricas capas da República de Camarões.

Partagas Reserva Limitada

Sempre um perfeccionista incansável, Ramon Cifuentes se tornou fascinado pelo desafio de criar um charuto Partagas super-premium. A tarefa se mostrou bastante árdua, mas o grande mestre charuteiro finalmente deu seu aval ao lançar os primeiros charutos Partagas Reserva Limitada em 1991, nos Estados Unidos. Desde que foram lançados, estes charutos se tornaram tão famosos por sua escassez quanto por sua qualidade, pois o padrão rigoroso para a fabricação desses charutos premium feitos à mão impedem que haja uma aumento de sua produção.
Para a mistura, apenas uma de cada cem das mais longas e finas folhas crescidas na República Dominicana e em St. Andres Tuxtla Valley, no México, são selecionadas e envelhecidas. Para as capas, só uma proporção de três em cada mil das melhores folhas de capas da República de Camarões são selecionadas das reservas Partagas. As folhas e o fumo dos charutos acabados passam por um prolongado processo de envelhecimento em galpões feitos de cedro espanhol. Monitorados cuidadosamente em intervalos regulares, apenas os charutos maturados gradativamente são dignos de receber o nome Partagas Reserva Limitada. Desde o momento em que o charuto é estocado no galpão de cedro até o momento em que é embalado, cada detalhe do processo de envelhecimento é devidamente anotado a mão em uma nota de certificação que há em cada caixa artesanal de mogno que receberá o charuto.
O sabor de um Partagas Reserva Limitada enriquece as qualidades primorosas do mais raro dos charutos.

Partagas Rosado Espanhol

A marca Partagas é reconhecida por charuteiros devido a sua qualidade, consistência e riqueza de sabor. Ramon Cifuentes e seu pai deram esses atributos a cada uma das pessoas que fazem parte da fabricação dos charutos Partagas. Após seu exílio de Cuba, Ramon passou a fabricar os Partagas na República Dominicana fazendo as mesmas cobranças aos seus novos funcionários. Daniel Nunez, que foi aprendiz de Ramon Cifuentes e mais tarde se tornou seu sucessor como Mestre dos charutos Partagas manteve as exigências para a fabricação dos melhores fumos. Em 2001, Daniel desenvolveu uma versão mais encorpada dos Partagas, chamada Partagas Black Label. A novidade nesta família que se orgulha de ter “os charutos mais ricos do mundo” é o charuto Partagas Rosado Espanhol.
Graças à inigualável riqueza do solo do Vale de San Agustin, as capas dão um sabor apimentado com um toque de canela, sua queimada é branca formando uma belíssima cinza. Com capa Connecticut Broadleaf e blend de fumos dominicanos, hondurenhos e mexicanos combinados para fazer um charuto meio encorpado a encorpado.

Partagas Cifuentes

Esses charutos carregam o nome da família Cifuentes, os legendários fabricantes dos Partagas em Cuba. Com uma tradição que atravessou o século, os mestres dos Partagas criaram charutos com seu nome que têm característica ímpar e distinta de todos os outros produtos existentes.
Essa tradição continua com o soberbo Partagas Cifuentes Blend.
Um charuto extremamente satisfatório, completo, com sabor rico conseguido de uma pequena plantação de folhas para capa amadurecidas sob o sol hondurenho. O envelhecimento extra das plantas dão às folhas da capa um sabor que nenhuma outra tem. E, naturalmente, a qualidade e habilidade manual encontradas nesses charutos é tudo o que se pode esperar de um Partagas. Esse é um charuto que o próprio Ramon Cifuentes teria orgulho em oferecer.

Partagas Cubanos

Charutos Partagas é uma das marcas mais antigas e conhecidas de charutos cubanos. O Partagas 8-9-8 é provavelmente o mais conhecido e apreciado da linha, que se destaca ainda pelos Salomones, Lusitanias, D4 e P2, além de um dos grandes charutos pequenos do mundo, o Shorts.
Todos os charutos Partagas são reconhecidos por sua fragrância, força e sabor e pela coloração típica da capa.

 

Leave a Reply

error: Content is protected !!